Este blogue aborda temas relacionados com as tecnologias. Elaborado pelos alunos da turma 3 do 9º ano da Escola Básica Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Jr. e pelo docente Miguel Freitas.



Sistemas Operativos

Sistemas Operativos




Introdução

Um sistema operativo é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerir os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerir memória, criar um sistema de ficheiros, etc.), além de fornecer um interface entre o computador e o utilizador. É o primeiro programa que a máquina executa no momento em que é ligada (num processo chamado de bootstrapping) e, a partir de então, não deixa de funcionar até que o computador seja desligado. O sistema operativo alterna a sua execução com a de outros programas, como se estivesse vigiando, controlando e orquestrando todo o processo computacional.




Microsoft

A Microsoft Corporation é a uma empresa multinacional de tecnologia informática dos Estados Unidos da América, que desenvolve e fabrica licenças e suporta uma ampla gama de produtos, software para dispositivos de computador. Emprega cerca de 89 mil pessoas em 105 países e as suas receitas foram de cerca de 51,12 biliões de dólares americanos em 2007.
Foi fundada a 4 de Abril de 1975 por Bill Gates e Paul Allen cujo objectivo é desenvolver e comercializar interpretadores da linguagem BASIC. Hoje é uma das empresas de tecnologia que mais investe em pesquisa e desenvolvimento no mundo.




História Da Microsoft

O primeiro produto desenvolvido pela empresa foi uma versão do interpretador BASIC, para o computador Altair 8800 da MITS.
Em 1977 é lançado o Microsoft FORTRAN, para computadores baseados em CP/M.
Em 1982 a Microsoft começa a desenvolver aplicações para o Macintosh da Apple, lança o Microsoft COBOL e a folha de cálculo Multiplan para MS-DOS.
Em 1985 a Microsoft e a IBM assinam acordo para o desenvolvimento conjunto de um futuro sistema operativo, no mesmo ano lança o Microsoft Windows 1.0 por 99 dólares.




Windows

O Microsoft Windows é uma popular família de sistemas operativos criados pela Microsoft.
O Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões. É o sistema operativo mais utilizado em computadores pessoais no mundo, embora uma grande quantidade de cópias sejam ilegais.




Windows 1.0

Esta versão foi lançada no ano 1985. Era uma interface gráfica bidimensional para o MS-DOS. Era necessário o MS-DOS 2.0, 256 KB RAM e um disco rígido. Naquela altura, o MS-DOS só conseguia suportar 1 MB de aplicações. Era uma primeira tentativa de criar um sistema multi-tarefa. Nessa época, instalado em computadores XTs que tinham apenas 512Kb de memória, ocupava praticamente toda a memória disponível. O Windows 1.01 não foi nenhum grande sucesso comparado com seus sucessores da década de 1990, devido à limitação do hardware da época. Inicialmente foi lançado em quatro disquetes de 5.25 polegadas de 360 KB cada uma. Continha o Reversi (jogo), um calendário, bloco de notas, calculadora, relógio, prompt de comando (uma janela directa para o DOS), o Write, o Painel de Controlo, Paint e programas de comunicação. Permite a utilização de rato, janelas e ícones. Nesta versão ainda não havia sobreposição de janelas.




Windows 3.0 e 3.10

O Windows 3.00 foi o primeiro sucesso amplo da Microsoft e foi lançado em 22 de Maio de 1990. Ao contrário das versões anteriores, ele era um Windows completamente novo. Tecnicamente hoje, esta versão é considerada o primeiro sistema gráfico da empresa. Era um sistema gráfico de 16 bits, mas ainda precisava activar primeiro o MS-DOS para activar o Windows. Substituiu o MS-DOS Executivo pelo funcionamento de Programas e o funcionamento de Arquivos que simplificavam as aplicações e tornava o sistema mais prático. Melhorou bastante a interface, o funcionamento de memória e o sistema multitarefa e incluiu o suporte às fontes True Type. Conseguiu ultrapassar o limite de 1 MB do MS-DOS e permitiu a utilização máxima de 16 MB de aplicações. Naquela época era o único possível de compatibilizar todos os programas das versões anteriores. Utilizava o CPU Intel 80286 e Intel 80386.
Windows for Workgroups 3.10 - foi lançada 28 de Outubro de 1992, e era praticamente o Windows 3.10 com suporte a rede, fax-modem e correio electrónico. Ele era apresentado em nove disquetes de alta densidade de 3,5" de 1,44 MB cada um.




Windows NT

O Windows NT foi lançado pela primeira vez pela Microsoft em 1993 com o objectivo principal de fornecer mais segurança e comodidade aos utilizadores de empresas e lojas, pois as versões do Windows disponíveis até então não eram suficientemente estáveis e confiáveis. Foi um sistema operativo de 32 bits, multi-tarefa e multi-utilizador. A sigla NT significa Nova Tecnologia. Trazia a funcionalidade de trabalhar como um servidor de arquivos. Os NTs têm uma grande estabilidade e têm a vantagem de não ter o MS-DOS. A arquitectura desta versão é fortemente baseada no micro núcleo. Assim, em teoria, pode-se remover, actualizar ou substituir qualquer módulo sem a necessidade de alterar o resto do sistema. Este sistema operativo não era muito popular até o aparecimento do Windows 2000 (NT 5.0)




Windows 95

Esta versão foi lançada em 25 de Junho de 1998. Foram corrigidas muitas das falhas do seu antecessor. A maior novidade desta versão era a completa integração do S.O. com a Internet. Utilizava o Internet Explorer 4. Introduziu o sistema de arquivos FAT 32 e começou a introduzir o teletrabalho (só foi possível devido à integração do Web). Melhorou bastante a interface gráfica. Incluiu o suporte a muitos monitores e ao USB (Universal Serial Bus). Mas, por ser maior do que o Windows 95 e possuir mais funções, era também mais lento e mais instável. Nessa versão, nasce a restauração de sistema via MS-DOS (Scanreg.exe /restore). A restauração de sistema visava corrigir problemas retornando o computador a um estado anteriormente acessado (ontem, antes de ontem, etc)




Windows 98

Esta versão foi lançada em 25 de Junho de 1998. Foram corrigidas muitas das falhas do seu antecessor. A maior novidade desta versão era a completa integração do S.O. com a Internet. Utilizava o Internet Explorer 4. Introduziu o sistema de arquivos FAT 32 e começou a introduzir o tele-trabalho (só foi possível devido à integração da Web). Melhorou bastante a interface gráfica. Incluiu o suporte a muitos monitores e ao USB (Universal Serial Bus). Mas, por ser maior do que o Windows 95 e possuir mais funções, era também mais lento e mais instável. Nessa versão, nasce a restauração de sistema via MS-DOS.




Windows 2000

O lançamento desta versão do Windows, em Fevereiro de 2000, que também era chamado de Windows NT 5.0 na sua fase Beta, marcou o começo da era NT (Nova Tecnologia) para utilizadores comuns. Sofreu problemas de aceitação no mercado, devido a falhas de segurança, como, por exemplo, o armazenamento de senhas em um arquivo próprio e visível, o que facilitava a acção de hackers. Em relação aos Windows anteriores, a sua interface gráfica apresentava algumas. Apesar dos problemas iniciais, trata-se de um sistema operativo bastante estável em 16 bits, multi-utilizador e multi-tarefa. E por um bom tempo muitos o preferiram em relação ao seu sucessor, o XP.
Nesta versão foi iniciada a criação e utilização de um novo sistema de gestão, baseado em LDAP, chamado pela Microsoft de Active Directory, o que trazia diversas funções, como suporte a administração de utilizadores e grupos (como no NT 3.51 e 4.0) além das novas opções como computadores, periféricos, etc.

Versões: Professional, Server, Advanced Server, Datacenter Server e Small Business Server.




Windows XP

É Lançado a 25 de Outubro de 2001, sendo também conhecido como Windows NT 5.1. A sigla XP deriva da palavra experiência.
Uma das principais diferenças em relação às versões anteriores é quanto à interface. Trata-se da primeira mudança radical desde o lançamento do Windows 95. Baseada no OS/2 da IBM, cujos alguns direitos são compartilhados entre a IBM e a Microsoft, e, seguindo a linha OS/2-NT-2000-XP, a partir deste Windows, surgiu uma nova interface. Nota-se uma melhoria em termos de velocidade em relação às versões anteriores, especialmente no arranque da máquina. O suporte ao hardware também foi melhorado em relação às versões 9x-Millenium, abandonada definitivamente.
Esta versão do Windows foi considerada por diversos anos como a melhor versão lançada pela Microsoft para utilizadores domésticos, possui uma interface bastante simples e inovadora.




Windows Server 2003

Versão do Windows lançada em 24 de Abril de 2003, também conhecida como Windows NT 5.2, é o sucessor do Windows XP para o ambiente corporativo. Novidades na área administrativa, Active Directory, e automatização de operações. Esta versão do Windows é voltada principalmente para servidores e empresas de grande porte, possui recursos de servidores na activa e garante a segurança de dados.
Versões: Web Edition, Standard Edition, Enterprise Edition, Data Center Edition e Small Business Server (32 e 64 bits). Windows Server 2008 R2
O Windows Server 2008 R2 é destinado ao uso para servidores, não sendo muito aconselhável para um usuário comum, foi lançado em 2008, e traz muitas inovações e novidades em relação ao Windows Server 2003




Windows Vista

Também conhecido como Windows NT 6.0 e pelo nome de código Longhorn, o Windows Vista tem seis versões, uma delas simplificada e destinada aos países em desenvolvimento. Começou a ser vendido em 30 de Janeiro de 2007.
As seis edições diferentes do Windows Vista foram projectadas para se ajustar ao modo como o utilizador pretende utilizar o seu PC. Tem uma interface intitulada Windows Aero, com recursos de transparência, sistema de alternância 3D de janelas chamado Flip 3D (activado pelo atalho Logótipo do Windows + Tab) e visualização de miniaturas ao passar o rato sobre um item na barra de tarefas e na alternância através do comando Alt+Tab. O Aero Glass não é disponibilizado nas Versões Starter e Basic.
Além das inovações gráficas, o Windows Vista inovou ao incluir o Windows Media Center como um "centro" de entretenimento digital nas versões a partir do Vista Home Premium. Também trouxe diversas ferramentas integradas para segurança, como o Windows Defender e o Windows Firewall (presente a partir do Windows XP Service Pack 2). Além disso, é preparado para a alta definição.
A versão Ultimate é a edição mais abrangente do Windows Vista. Reúne todos os recursos de infra-estrutura avançados de um sistema operativo empresarial, todos os recursos de gestão e eficiência de um sistema operativo móvel, e todos os recursos de entretenimento digital de um sistema operativo voltado par o consumidor

Vista Ultimate Edition

As inovações e melhorias na interface e utilização do Sistema Operacional (SO) exigiram maior capacidade do hardware, o que provocou a manutenção do Windows XP em boa parte dos computadores. O Windows Vista Ultimate Edition é a versão do Windows Vista que mais requer recursos do computador. Para que o desempenho seja razoável, a Microsoft recomenda um processador de 1.8Ghz (preferencialmente Dual-Core) e 1GB de memória RAM, sendo necessária uma placa de vídeo compatível com o DirectX 9.0, pixel shader 2.0 e 128mb de memoria de vídeo para usufruir da transparência das janelas de Flip 3D (Windows Aero).
Ademais, devido as modificações no núcleo e no código feitas no Windows Vista, houve durante o período inicial grande incompatibilidade de driver de dispositivo para os periféricos do computador, que foi em boa parte solucionada ao longo do tempo com o lançamento de drivers compatíveis pelas fabricantes.
Com os erros e acertos do Windows Vista, a Microsoft passou então a desenvolver seu sucessor, o Windows 7, com todas as suas funcionalidades, acrescidas de melhorias, porém atenta a paridade entre o nível de recursos de hardware exigido e o presente no mercado de forma geral, bem como o uso de retro compatibilidade de drivers do Windows Vista.




Windows 7

Este é o sucessor do Windows Vista que inclui uma série de novos recursos e melhorias. Teve sua versão Beta lançada em Janeiro de 2009 para todos aqueles que se interessassem por testá-lo, sendo distribuído gratuitamente pela Microsoft em seu site. Na versão Beta já se pode perceber pequenas mudanças, como maior integração a processador de Múltiplos Núcleos e inicialização mais rápida. Apresentou ainda uma versão Release Candidate em Maio de 2009 com diversas melhorias em relação à versão Beta e já bastante próxima a versão final.
Foi lançado em 22 de Outubro de 2009.
Inclui inovações na interface, utilizando ícones maiores na barra de tarefas (taskbar), semelhante ao Mac OS (dockstation), com maior nível de transparente em relação ao Windows Vista. Na nova barra de tarefas o usuário pode fixar programas (como fazia nas versões anteriores através da barra Inicialização Rápida), porém diferentemente, ao abrir um programa fixado o mesmo atalho se transforma na janela aberta, não exibindo um segundo ícone na barra de tarefas. Além disso, ao clicar sobre um ícone na barra de tarefas e arrastar o rato para cima com o botão pressionado é exibida a Jump List, com uma série de atalhos próprios do programa e lista de arquivos exibidos recentemente por ele. Há também a função Aero Shake utilizada para minimizar ou maximizar todas as janelas, clicando na parte superior de uma janela (área transparente) e abanando-a para os lados rapidamente. Também é possível redimensionar uma janela até as bordas superior/inferior clicando e arrastando o rato sobre a borda da janela. Há também o Aero Peek, rectângulo transparente localizado na extremidade direita da barra de tarefas que permite visualizar a área de trabalho ao passar o mouse sobre ele ou ir para a área de trabalho caso clicado. Também nota-se melhoria no reconhecimento de voz em relação ao Windows Vista. Na versão Ultimate é possível receber como Actualização Opcional outro idioma para o Windows como um todo. O Windows 7 é a versão mais recente e é vendido na maioria das lojas de informática e grandes magazines. O usuário pode conferir se seu computador tem capacidade para rodar o Windows 7 no site da Microsoft.




Linux

Linux é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operativo que utilize o núcleo Linux. Foi desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix.
Inicialmente desenvolvido e utilizado por grupos de entusiastas em computadores pessoais, o sistema Linux passou a ter a colaboração de grandes empresas, como a IBM, a Sun Microsystems, a Hewlett-Packard (HP), Red Hat, Novell, Google e a Canonical.
GNU/Linux é um sistema operativo, composto pelo núcleo Linux e pelas bibliotecas e ferramentas do projecto GNU, além de diversos programas livres feitos por outros programadores e empresas.
O projecto GNU é um projecto iniciado por Richard Stallman em 1984, com o objectivo de criar um sistema operativo livre, que qualquer pessoa teria direito de usar e distribuir sem ter que pagar licenças de uso.
Linux é um núcleo, ou seja um sistema de software que oferece uma camada de abstracção, controlador/controle de sistema de arquivos, multi-tarefa, rede e segurança.
A partir de 1984 Stallman e vários programadores desenvolveram as peças principais de um sistema operacional.
Em 1991, um jovem finlandês chamado Linus Torvalds criou o Linux, para sistema operativo.




Macintosh

Macintosh, ou Mac, é o nome dos computadores pessoais fabricados e comercializados pela Apple Inc. Desde Janeiro de 1984. O nome deriva de McIntosh, um tipo de maçã apreciado por Jef Raskin. O Apple Macintosh foi o primeiro computador pessoal a popularizar a interface gráfica (GUI), na época um desenvolvimento revolucionário. Ele é muito utilizado para o tratamento de vídeo, imagem e som.


Apple Macintosh 512 KB




Apple Macintosh em 1998.


Os primeiros modelos foram construídos em torno dos microprocessadores da família 68000 da Motorola. Com o surgimento de arquitecturas mais poderosas, a partir de 1994 foi empregada a família de processadores PowerPC da IBM e Motorola. Em 2006, uma nova transição ocorreu, com a adopção de processadores Intel, da família Core.
Em Setembro de 2006, três diferentes processadores são utilizados nos diferentes modelos de Macintosh à venda:

Core Solo: processador menos poderoso, usado em modelos mais simples de Mac Mini

Core 2 Duo: processador voltado para uso em notebooks de alta performance, usado em Mac Mini, MacBook, MacBook Pro e iMac

Xeon 5100: processador voltado para uso em servidores, usado na workstation Mac Pro e nos servidores Xserve.
Os Macintosh funcionam normalmente com o sistema operacional Mac OS, mas outros sistemas também são disponíveis, como o Linux ou FreeBSD. Um cluster de PowerMacs G5 apelidado de Big Mac era um dos computadores mais rápidos em 2003.




O primeiro protótipo

O primeiro protótipo produzido por Burrell Smith obedecia às especificações de Jef Raskin: tinha 64 KB de memória, utilizava o lento microprocessador 6805E da Motorola e tinha um monitor de 256x256 pixeis em preto e branco. Bud Tribble, um programador trabalhando no projecto Macintosh, propôs que se adaptassem os programas gráficos do Lisa e perguntou se seria possível integrar o processador Motorola 68000 do Lisa ao Macintosh, mas mantendo o baixo custo de produção. A partir de Dezembro de 1980, Burrell Smith desenvolveu uma placa que continha não somente um processador 68000, mas que, além disso, fazia-o rodar a uma frequência de 8 MHz em vez de 5 MHz. Este tinha também um monitor com 384x256 pixeis. Esta máquina utilizava menos controladores de memória que o Lisa, tornando sua fabricação bem mais barata.