Este blogue aborda temas relacionados com as tecnologias. Elaborado pelos alunos da turma 3 do 9º ano da Escola Básica Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Jr. e pelo docente Miguel Freitas.



Sistema de posicionamento global (GPS)

O que é um sistema de posicionamento global?

O Sistema de Posicionamento Global, popularmente conhecido por GPS (do acrónimo do original inglês Global Positioning System ou do português "Geo-Posicionamento por Satélite"), conforme o nome diz, inclui um conjunto de satélites é um sistema de informação electrónico que fornece via rádio a um aparelho receptor móvel a posição do mesmo com referencia as coordenadas terrestres, esse sistema que por vezes é impropriamente designado de sistema de navegação não substitui integralmente ao sistema de navegação astronómica, mas apenas informa as coordenadas do receptor e não o rumo indispensável a navegação estimada faltando solicitar o recurso de um simulador integrado ao receptor.

Como funciona o sistema de posicionamento global(GPS)?

O sistema está dividido em três partes: espacial, de controlo e utilizador. O segmento espacial é composto pela constelação de satélites. O segmento de controlo é formado pelas estações terrestres dispersas pelo mundo ao longo da Zona Equatorial, responsáveis pela monitorização das órbitas dos satélites, sincronização dos relógios atómicos de bordo dos satélites e actualização dos dados de almanaque que os satélites transmitem. O segmento do utilizador consiste num receptor que capta os sinais emitidos pelos satélites. Um receptor GPS (GPSR) descodifica as transmissões do sinal de código e fase de múltiplos satélites e calcula a sua posição com base nas distâncias a estes. A posição é dada por latitude, longitude e altitude, coordenadas geodésicas referentes ao sistema WGS84.

As vantagens e as desvantagens do sistema de posicionamento global (GPS)?

• Vantagens :
o Extremamente preciso
o Cobertura mundial por 24horas
o Sistema Passivo
o Em quais quer condições climatéricas
o Sistema Passivo

• Desvantagens:
o Requer equipamentos adicionais
o Área de cobertura é limitada
o Ambientes urbanos comprometem a precisão Ambientes urbanos comprometem a precisão
 Vegetações densas
 Céu encoberto
 Vales estreitos

Que utilidades têm o sistema de posicionamento Global (GPS)?

O potencial do GPS é formidável, hoje em dia com a tecnologia actual dos circuitos integrados os receptores de GPS estão cada vez mais pequenos e baratos. O que significa que todos terão possibilidade de saber onde estão exactamente, em qualquer altura e em qualquer circunstancias.
Algumas são já bastante comuns, por exemplo:
• Veículos de emergência;
• Veículos de entrega de mercadorias;
• Serviços para empresas “controlarem” os trabalhadores (táxis);
• Automóveis pessoais;
• Aviação geral e comercial e também na navegação marítima;
• A comunidade científica utiliza-o pelo seu relógio altamente preciso;
Uso militar Outras aplicações menos comuns de GPS as quais também não são por vezes do conhecimento geral são:
• Equipamentos nas viaturas da Guarda Florestal, Protecção Civil e Bombeiros;
• Trabalhos de prospecção e exploração de recursos naturais, geólogos e arqueólogos são beneficiados pela tecnologia do sistema;
• O GPS tem-se tornado cada vez mais popular entre os ciclistas, balonistas, pescadores, ecologistas e até mesmo por turistas que querem apenas orientação durante as suas viagens (alguns aparelhos têm bússola, altímetro, velocímetro);
• GPS no telemóvel;
• GPS para levantamento topográfico (DGPS).

Qual o futuro do sistema de posicionamento Global (GPS)?

O GPS constitui já um vasto serviço de utilidades, no entanto há quem afirme já que se irá tornar tão básico como o telefone. Poderá ser mesmo o produto substituto dos telemóveis e PDA’s.
A competitividade entre marcas passará pela distinção, polivalência e inovação dos seus produtos. O reconhecimento da voz sem gravação é a última novidade (rua, lote.).
Assim os produtos disponíveis serão cada vez melhores:
• Ao nível das dimensões;
• Consumo de energia;
• Exactidão;
• Recepção de sinal;
• Velocidade de resposta;
• Extras;
• Custo cada vez menor.
Aumentarão também as compatibilidades com Sistemas Operativos e a interface com os utilizadores será ainda mais fácil.
Os Pc’s poderão vir a incorporar esta tecnologia possibilitando todas as suas funcionalidades, o que poderá passar apenas por uma estratégia de marketing.
No seu uso desportivo, tal como já acontece por exemplo no Rally Dakar, com maior detalhe em desportos como o ténis e golfe.
As publicações e livros sobre o assunto continuarão a aumentar, continuando a escalada da sua divulgação.

CONCULSÃO

A principal função do GPS é a navegação;
A utilidade do GPS é inquestionável e no futuro poderá chegar-se ao extremo de que quem não tem GPS é como quem não em hoje em dia telemóvel;
O GPS tem algumas utilidades que não são ainda conhecidas por todos;
A vantagem do uso de um GPS é a sua disponibilidade e simplicidade do seu uso;
Deverá ter-se em atenção que o sistema pode por vezes não estar totalmente disponível se as entidades que o controlam assim o decidirem.
Esta situação já tem acontecido esporadicamente e de certeza que voltará a repetir-se.
Área de cobertura é limitada;
Ambientes urbanos comprometem a precisão.