Este blogue aborda temas relacionados com as tecnologias. Elaborado pelos alunos da turma 3 do 9º ano da Escola Básica Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Jr. e pelo docente Miguel Freitas.



Invenções do Sec. XIX

Maiores Invenções Tecnológicas do Séc: XIX




1º. Avião

Com muitos anos de pesquisa, por muitas pessoas que havia ter sonhado o tão sonhado vôo produziram resultados fracos e lentos, mas contínuos. Em 28 de agosto de 1883, John Joseph Montgomery tornou-se a primeira pessoa a fazer um vôo controlado em uma máquina mais pesada do que o ar, em um planador. Outros aviadores que fizeram vôos semelhantes naquela época foram Otto Lilienthal, Percy Pilcher e Octave Chanute.

No começo do século XX, o primeiro vôo numa máquina mais pesada do que o ar, capaz de gerar a potência e sustentação necessária por si mesmo, foi realizada. Porém, isto é um fato polêmico, em que um de dois aviadores são creditados: o brasileiro Alberto Santos Dumont ou os irmãos americanos Wilbur e Orville Wright.




2º. Telefone

Há alguma confuzão sobre a invenção do telefone, porque geralmente pensa-se que foi atribuída a Alexander Graham Bell.

Mas entretanto, como reconheceu o Congresso dos Estados Unidos através da resolução 269, de 15 de junho de 2002, o aparelho foi inventado por volta de 1860 pelo italiano Antonio Meucci, que o chamou telettrofono. A primeira demonstração pública da invenção de Meucci teve lugar em 1860, e teve sua descrição publicada num jornal de língua italiana de Nova Iorque.




3º. Automóvel

Em 1769, na França, Nicolas-Joseph Cugnot usou um motor a vapor para movimentar um veículo, um fardier de três rodas, mas o automóvel com motor de combustão interna foi inventado na Alemanha, só em 1885, por Karl Benz e Gottlieb Daimler.

Décadas depois, G. E. Sellden, um advogado estadunidense inventou a sua versão do automóvel, que era rudimentar. Patenteou-a, mas nunca a produziu em massa, cabendo isso a empresas que aderiam - obrigatoriamente - a uma organização por si criada.

Pouco tempo depois, o estadunidense Henry Ford passou a fabricar carros em série. Os primeiros foram os modelos T, fabricados de 1908 a 1927. Estes venderam mais de 15 milhões de unidades.

G. E. Sellden afirmou ter inventado o automóvel antes de Henry Ford. Este afirmou ter inventado uma versão mais avançada. Sendo os modelos T, de Henry Ford, mais populares, depressa entrou na bancarrota. Tentou vender automóveis construídos por si, mas sem sucesso.




4º. Internet

A Internet surgiu a partir de pesquisas militares nos períodos áureos da Guerra Fria. Na década de 60, quando dois blocos ideológica e politicamente antagônicos exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa lideradas pela União Soviética e por Estados Unidos, as duas super potências compreendiam a eficácia e necessidade absoluta dos meios de comunicação.




5º. Maquina Fotográfica

Máquina fotográfica é um dispositivo usado para capturar imagens (geralmente fotografias), única ou em sequência, com ou sem som, como com câmera de vídeo. O nome é derivado de camara obscura, latim para "câmara escura". Seu formato peculiar, deriva-se das antigas observações de Leonardo da Vinci tido até hoje como o primeiro a descrever os princípios da câmara escura.

Basicamente, uma câmara, qualquer que seja ela, deriva de um único princípio. Uma caixa preta com um orifício por onde é captada a imagem. Por este orifício entram os raios do Espectro visual ou outras porções de espectro eletromagnético.
E que foi inventada por, Nicéphore Niepce.




6º. Bomba Atómica

A bomba atómica é uma arma explosiva cuja energia deriva de uma reação nuclear e tem um poder destrutivo imenso — uma única bomba é capaz de destruir uma cidade grande inteira. Bombas atômicas só foram usadas duas vezes em guerra, ambas pelos Estados Unidos contra o Japão, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, durante a Segunda Guerra Mundial (consistindo em um dos maiores ataques a uma população civil, quase 200 mil mortos, já ocorridos na história). No entanto, elas já foram usadas centenas de vezes em testes nucleares por vários países.




7º. Computador

Até o final dos anos 70, reinavam absolutos os mainframes, computadores enormes, trancados em salas refrigeradas e operados apenas por alguns poucos privilegiados. Apenas grandes empresas e bancos podiam investir alguns milhões de dólares para tornar mais eficientes alguns processos internos e o fluxo de informações. A maioria dos escritórios funcionava mais ou menos da mesma maneira que no começo do século. Arquivos de metal, máquinas de escrever, papel carbono e memorandos faziam parte do dia-a-dia.

Segundo o Computer History Museum, o primeiro "computador pessoal" foi o Kenbak-1, lançado em 1971. Tinha 256 bytes de memória e foi anunciado na revista Scientific American por US$ 750; todavia, não possuía CPU e era, como outros sistemas desta época, projetado para uso educativo (ou seja, demonstrar como um "computador de verdade" funcionava). Em 1975, surge o Altair 8800, um computador pessoal baseado na CPU Intel 8080. Vendido originalmente como um kit de montar através da revista norte-americana Popular Electronics, os projetistas pretendiam vender apenas algumas centenas de unidades, tendo ficado surpresos quando venderam 10 vezes mais que o previsto para o primeiro mês. Custava cerca de 400 doláres e se comunicava com o usuário através de luzes que piscavam. Entre os primeiros usuários estavam o calouro da Universidade de Harvard, Bill Gates, e o jovem programador, Paul Allen, que juntos desenvolveram uma versão da linguagem "Basic" para o Altair. Pouco tempo depois, a dupla resolveu mudar o rumo de suas carreiras e criar uma empresa chamada Microsoft.




8º. Lâmpada

A lâmpada é um dispositivo eléctrico que transforma energia eléctrica em energia luminosa e energia térmica.

Thomas Alva Edison em 1879 construiu a primeira lâmpada incandescente utilizando uma haste de carvão muito fina que, aquecida até próximo ao ponto de fusão, passa a emitir luz.

A haste era inserida numa ampola de vidro onde havia sido formado alto vácuo. O sistema diferia da lâmpada a arco voltaico, pois o filamento de carvão saturado em fio de algodão ficava incandescente, ao invés do centelhamento ocasionado pela passagem de corrente das lâmpadas de arco.




9º. Rádio

Há mais de cem anos, o físico alemão Heinrich Hertz mostrou existirem ondas do rádio, em 1887. Ele verificou que essas ondas viajavam com a mesma velocidade da luz: trezentos mil quilómetros por segundo. Em reconhecimento ao seu trabalho, o nome de Hertz, foi adoptado para significar a frequência das ondas de rádio.
Em 1895, Guglielmo Marconi. Assistindo, em Bolonha, na Itália, repetiu a experiência de Hertz, e veio-lhe a genial ideia de transmitir sinais através do éter (espaço). Dois anos mais tarde, ele descobriu o princípio do funcionamento da antena e resolveu o problema de guiar bem as ondas pelo espaço.
Conseguiu fazer chegar alguns impulsos eléctricos a mais de um quilómetro de distância. Observou, também, que elevando a altura da antena alcançava maior distância.
E as inovações continuavam a surgir, a rádio evoluia rapidamente . Em 1897 Oliver Lodge inventou o circuito elétrico sintonizado, que possibilitava a mudança de sintonia selecionando a frequência desejada.
Nos Estados Unidos depois de muitas tentativas, Lee Forest instalou a primeira "estação-estúdio" de radiodifusão, em Nova Iorque, no ano de 1916. Deu-se então o primeiro programa de rádio. Tinha conferências, música de câmara e gravações. Surgiu também o primeiro registo de radiojornalismo, com a transmissão das apurações eleitorais para a presidência dos Estados Unidos.




10º. Telemóvel

O telemóvel foi criado em 16 de Outubro de 1956. O primeiro telemóvel era conhecido como sistema automático de telefone móvel ou MTA, e foi inventado pela Ericsson, um pouco diferente dos pequenos aparelhos portáteis de hoje, ainda que com a mesma funcionalidade. Inicialmente era utilizado em automóveis, barcos, etc., funcionando na onda dos 160MHz e pesava 40 quilogramas
Primeiro telemóvel:
-Estes equipamentos, designados por telemóvel, termo simplificado de “telefone móvel”, surgiram em Portugal em finais dos anos 80, pelas mãos dos CTT/TLP (Correios de Portugal). O mesmo organismo que em 1992 criou a TMN Telecomunicações Móveis Nacionais S.A., a qual iria utilizar o termo "telemóvel" para designar os equipamentos e não o serviço. Depois do lançamento do primeiro telemóvel, a evolução foi notória e o tamanho e funcionalidade destes aparelhos expandiu-se. Utilizando inicialmente a tecnologia analógica, o telemóvel era somente usado para falar
A evolução destes equipamentos fez-se de uma forma tão rápida que, desde o seu aparecimento, em 1956, os fabricantes de telemóveis têm vindo a fazer uma verdadeira revolução no mercado, pondo ao dispor da população uma variedade imensa de equipamentos, cada vez mais sofisticados e capazes de fazer face às necessidades das pessoas.




11º. Televisão

Em 1923 Vladimir Zworykin regista a patente do tubo iconoscópico para camaras de televisão, o que tornou possivel a televisão electrónica. O primeiro sistema semi-mecânico de televisão analógica foi demonstrado em Fevereiro de 1924 em Londres, e, posteriormente, imagens em movimento em 30 de outubro de 1925. Um sistema eletrônico completo foi demonstrado por John Logie Baird, Philo Farnsworth e Philo Taylor Farnsworth em 1927. O primeiro serviço analógico foi a WGY em Schenectady, Nova Iorque, inaugurado em 11 de Maio de 1928.