Este blogue aborda temas relacionados com as tecnologias. Elaborado pelos alunos da turma 3 do 9º ano da Escola Básica Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Jr. e pelo docente Miguel Freitas.



O surgimento e a evolução dos telemóveis

O surgimento e a evolução dos telemóveis


O telemóvel foi criado em 16 de Outubro de 1956. O primeiro telemóvel era conhecido como sistema automático de telefone móvel, e foi inventado pela Ericsson, um pouco diferente dos pequenos aparelhos portáteis de hoje, ainda que com a mesma funcionalidade. Depois do lançamento do primeiro telemóvel, a evolução foi notória e o tamanho e funcionalidade destes aparelhos expandiu-se. Utilizando inicialmente a tecnologia analógica, o telemóvel era somente usado para falar. Mas rapidamente as operadoras e empresas de telemóveis quiseram ir mais longe e oferecer às pessoas equipamentos mais sofisticados e capazes de enviar mensagens, tirar fotos, filmar, despertar, gravar lembretes, jogar e ouvir músicas. A evolução foi uma constante e apareceram telemóveis. Em Portugal, foram aparecendo outras operadoras para além da TMN: a Telecel, agora designada de Vodafone, a Optimus, entre outras que vão surgindo no mercado com ofertas aliciantes para os consumidores.
Surge então a tecnologia digital, com pressupostos de qualidade e segurança, podendo personalizar-se o telemóvel, com toques e imagens ao gosto de cada utilizador. Para isto, surge o sistema GSM - Sistema Global para Comunicações Móveis e o formato MP3.
Caminhamos cada vez mais para a era do telemóvel tipo minicomputador de bolso, onde somos capazes ter tudo o que necessitamos para o nosso trabalho diário, apenas com um clic e um aparelho do tamanho da nossa mão.


Imagem sobre a evolução do telemóvel


1º Geração dos telemóveis

A primeira geração de telemóveis, suportada por sistemas analógicos, permitia apenas transmitir voz no mesmo país. O conjunto do telefone e bateria tinha, na maior parte dos casos, as dimensões de uma folha A4 e pesava muito.
As redes analógicas eram pouco seguras e quando o sinal era fraco sofriam interfNesta primeira vida dos telemóveis coexistiram três sistemas: AMPS, NMT e ETACS.
Estes sistemas, devido à sua natureza, congestionavam facilmente, pois o número de canais disponíveis era muito limitado. A rede era composta por poucas antenas de grande potência que disponibilizavam um número de canais reduzido.
As frequências a que estes sistemas operavam não eram muito elevadas obrigando os terminais a ter uma antena de tamanho considerável. Tinham também grandes dimensões, uma vez que a rede inicial era composta por poucas antenas, o que implicava uma potência de emissão por parte dos terminais elevada.
A mobilidade foi um passo importante alcançado pela primeira geração de telefones celulares. Apesar disso, o peso e a dimensão, já referidos, destes terminais desencorajavam o cidadão comum a comprar este tipo de equipamento. Era impossível guardar o terminal na mala ou no bolso do casaco. Transportavam-se como malas de negócios. A máxima do "quanto mais pequenos melhor" começava a fazer sentido.
Dados Técnicos:
Os sistemas de 1ª Geração são caracterizados por sistemas de rádio analógicos desenvolvidos para transmitir voz. Estas tecnologias usavam multiplexada por divisão em frequência (FDMA):
AMPS é um sistema analógico que usa FDMA na banda de 800 MHz.
NMT sistema analógico inicialmente usado na banda de 450 MHz (NMT 450), mais tarde quando foi necessária mais capacidade, foi também utilizada a banda de 900 MHz (NMT 900).
TACS é uma versão modificada do AMPS utilizada no Reino Unido, Japão e China.




2ºgeração de telemóveis

A segunda geração, igualmente chamada 2-G, telemóveis foi introduzida nos anos noventa. Os sistemas de telefone 2-G eram diferentes por causa de seus usos do circuito digital, transmissão comutados. A sua introdução de um telefone mais avançado e rápido aos sinais de rede, com a melhoria possível a tecnologia tal como umas baterias mais avançadas e a electrónica eficiente a energia Os telemóveis da segunda geração tiveram diversas vantagens sobre os artigos 1G. Estes incluíram a mensagem de SMS, que se tornou inicialmente possíveis redes da G/M e eventualmente em todas as redes digitais. A primeira mensagem foi emitida em Grã-bretanha em 1991. A primeira mensagem de texto pessoal de SMS foi emitida muito em 1993 na Finlândia. O envio de mensagem de texto de SMS transformou-se logo o método de uma comunicação de escolha e o público geral prefere agora emitir mensagens a colocar chamadas de voz.




3ºgeração de telemóveis

A característica mais importante da tecnologia móvel 3G é suportar um número maior de clientes de voz e dados, especialmente em áreas urbanas, além de maiores taxas de dados a um custo incremental menor que na 2G.
Ela utiliza o espectro de radiofrequência em bandas identificadas, fornecidas pela UTI para a Terceira Geração de serviços móveis IMT-2000, e depois licenciadas para as operadoras.
Permite a transmissão de 384 kbits/s para sistemas móveis e 2 Mega bits/s para sistemas estacionários. Espera-se que tenha uma maior capacidade de usuários e uma maior eficiência espectral, de forma que os consumidores possam dispor de roaming global entre diferentes redes 3G. Esta nova tecnologia deverá alterar radicalmente a forma como utilizamos os telemóveis. As pessoas terão o telemóvel mais tempo diante dos olhos do que encostado ao ouvido porque este passará a ser um dispositivo multimédia, como a televisão ou o computador. Ao mesmo tempo, a transmissão de dados ocupará uma parte maior do tempo de utilização do telemóvel, devido a todas as possibilidades existentes (enviar "faxes", "e-mail", etc.). A qualidade de voz será similar à dos telefones fixos e a rapidez de transmissão de dados mais semelhante à da actual Internet por cabo, o que poderá significar que as pessoas usem apenas o telemóvel, em substituição ao telefone fixo e ao acesso à Internet através do computador. A Internet faz apelo sobretudo à leitura e à escrita; o estilo de vida de grande parte da população é estar em frente a um computador, relativamente isolado durante a maior parte do dia e a contactar com as outras pessoas sempre à pressa. O desenvolvimento tecnológico é no sentido de aumentar novamente o elemento visual. Visual mas virtual.




3.5 Geração de telemóveis

A 3.5 geração é baseada na 3 geração mas apenas inclui as seguintes tecnologias: HSDPA, HSPA e HSUPA (HSDPA- High-Speed Downlink Packet Access ou HSDPA é um novo protocolo de telefonia móvel; HSPA- 'High Speed será uma conexão de única velocidade com frequência variada de 850/2100 na tecnologia 3G; HSUPA- High Speed Uplink Packet Access - é um protocolo da família HSPA com velocidades de UP-Link superiores a 5.76Mbit/s).