Este blogue aborda temas relacionados com as tecnologias. Elaborado pelos alunos da turma 3 do 9º ano da Escola Básica Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Jr. e pelo docente Miguel Freitas.



Importância da informatica


Importância da Informática no nosso dia-a-dia



A cada dia que passa, a Informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas. A sua utilização já é vista como instrumento de aprendizagem e sua acção no meio social vêm aumentando de forma rápida entre as pessoas. Cresce o número de famílias que possuem em suas residências um computador. Esta ferramenta está auxiliando pais e filhos mostrando-lhes um novo jeito de aprender e ver o mundo. Hoje é possível encontrar o computador nos mais variados contextos: empresarial, académico, domiciliar, o computador veio para inovar e facilitar a vida das pessoas. Não se pode mais fugir desta realidade tecnológica. E a educação não pode ficar para trás, vislumbrando aprendizagem significativa por meio de tecnologias. As escolas precisam sofrer transformações frente a essa “nova tecnologia” e assim constituir uma aprendizagem inovadora que leva o indivíduo a se sentir como um ser globalizado capaz de interagir e competir com igualdade na busca de seu sonho profissional. O ensino por meio da tecnologia ainda é bastante questionado. Muitas escolas no passado introduziam em seu currículo o ensino da Informática com o pretexto da modernidade. As dúvidas eram grandes em relação a professores e alunos. Que professores poderiam dar essas aulas? Em princípio, contrataram técnicos que tinham como missão ensinar Informática. Uma outra dúvida pairava entre os educadores: O que ensinar nas aulas de Informática? Com o passar do tempo, algumas escolas, percebendo o potencial dessa ferramenta, introduziram a Informática educativa em seus currículos, que, além de promover o contacto com o computador, tinha como objectivo a utilização dessa ferramenta como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos leccionados. Vivemos em um mundo tecnológico, onde a Informática não pode ser vista como meramente “mais uma tecnologia”. É uma “nova tecnologia” que oferece transformação pessoal, além de favorecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade. Dessa forma devemos entender a Informática não como uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo. Devemos ter a percepção que, quando a usamos como conhecimento, estamos sendo modificados por ela e nos transformando em pessoas melhores e mais capacitadas para o mercado de trabalho.
A era tecnológica em nosso dia a dia vem somente beneficiar os seus utilizadores, através de trabalhos na Informática para desenvolverem actividades com segurança, criando meios para uma comunicação rápida e eficiente.
A inserção da Informática no nosso quotidiano ocorreu de forma veloz e de fácil observação. Já na educação esse processo de inserção vem ocorrendo de forma lenta e quase imperceptível. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a inserção da Informática nos hábitos sociais, no contexto educacional e mostra a importância da capacitação do professor e as mudanças no comportamento dos mesmos para que a evolução não ocorra apenas no sector tecnológico, mas também no contexto humano.
A Informática é muito importante nos dias de hoje. Além de ser um grande avanço tecnológico do qual seria bom todos terem acesso, também é muito usado e bastante necessário no mercado de trabalho actual. Hoje em dia grande parte das empresas ou quase todas adoptam o uso da Informática como principal fonte de trabalho. A Informática nos proporciona diversos recursos e assim, através da Internet, podemos resolver assuntos sem sair de casa. Além disso, a Internet permite um melhor acesso na comunicação independentemente da localização geográfica. Sendo assim a Informática tem sido muito importante para as pessoas porque além de ser um recurso muito importante para o trabalho é também uma forma de diversão para as crianças e adultos. Hoje em dia fazemos tudo pelo computador… É muito importante, e bem mais prático. Estudamos, nos divertimos, nos informamos, nos comunicamos, fazemos compras, etc. tudo através da Informática.




A importância da Informática nos dias de hoje

A importância da Informática nos dias de hoje, é além de ser um grande avanço tecnológico do qual seria bom todos terem acesso, mas também é muito usado e as vezes até é "necessário" no mercado de trabalho actual.
Hoje em dia grande parte das impressas ou quase todas adoptam o uso de máquinas (computadores) como principal fonte de trabalho. Além da parte de que o mercado de trabalho hoje em dia adopta essa "tecnologia", o uso da Informática faz parte também de uma nova aprendizagem, uma nova evolução tecnológica a qual nos proporciona uma visão ampla no caso do uso da internet, uma grande facilidade de resolver coisas (sem sair de casa) e uma visão do mundo actual através de noticiários que estão disponíveis sempre para os interessados e curiosos.




Influência das Tecnologias de Informação do nosso dia-a-dia?

As Tecnologias de Informação, hoje em dia entram-nos porta dentro, isto é somos diariamente invadidos, bombardeados com muita informação. Por exemplo, o computador está sem dúvida na origem dos desenvolvimentos a nível das tecnologias de Informação e é a grande revolução das últimas décadas, pois vem permitir uma comunicação global. O seu uso, por um cada vez maior número de utilizadores, veio revolucionar a maneira de nos informarmos e comunicarmos. As Tecnologias de Informação trouxeram novos desafios para a sociedade actual como por exemplo, o aumento da produtividade e a criação de novas políticas educativas e sociais que permitem o acesso, de todos, às Tecnologias de Informação e Comunicação. As Tecnologias de Informação estão a revolucionar a nossa forma de estar, de actuar. O acesso à informação nunca esteve tão próximo do cidadão anónimo. Nunca experimentámos uma comunicação tão rápida e efectiva como aquela que é proporcionada pelos meios tecnológicos actuais. E será que é bom tanta tecnologia?




A importância do profissional de Informática nas empresas

O profissional da área de Informática, para ser bem sucedido, precisa estar atento a necessidade de saber relacionar-se com todas as pessoas a sua volta, não ficando limitado a parte técnica, como sempre aconteceu.

A Informática talvez seja a área que mais influenciou o curso do século XX. Se hoje vivemos na Era da Informação, isto se deve ao avanço tecnológico na transmissão de dados e às novas facilidades de comunicação – ambos impensáveis sem a evolução dos computadores. Existe Informática em quase tudo que fazemos e em quase todos os produtos que consumimos. É muito difícil pensar em mudanças sem que em alguma parte do processo a Informática não esteja envolvida.

Mas não podemos pensar apenas na parte técnica da Informática. É preciso dar-se conta que um profissional dessa área precisa ter muito conhecimento de lógica e ciências exactas, como os engenheiros, mas também precisa saber que vai estar actuando em todos os sectores da empresa, relacionando-se com pessoas. A pessoa ligada à área de Tecnologias da Informação – TI precisa entender como funciona o trabalho de todos os funcionários para poder optimizar e melhorar o trabalho deles.

O director de tecnologia da SISNEMA Informática, Nei Maldaner, destaca a importância de se pensar a Informática actualmente em três pontos: técnica e lógica, negócio da empresa e relacionamento interpessoal. “Hoje em dia, não podemos pensar um profissional da área de TI que seja só técnico e lógico, como era há anos atrás; é preciso que esse profissional una essa técnica ao relacionamento com todas as pessoas da empresa”, explica Nei Maldaner.

Outro factor muito importante é que o profissional deve atender as necessidades da empresa e não as suas próprias necessidades. O ideal, segundo Maldaner, é conciliar os interesses do dono da empresa, da empresa e dos funcionários, por isso estão em alta os cursos de Gestão, para buscar os resultados e metas traçadas.




Vantagem:

Automatização de processos em diferentes níveis e diferentes plataformas numa empresa;
Relacionamento a distância com clientes, fornecedores entre outros;
Controle dos processos em andamento dentro da empresa




Desvantagem:

As pessoas têm que conhecer mais ferramentas e tecnologias para conseguir um emprego;
Alta dependência de tecnologia que se for retirada causa prejuízos a empresa;

Desde os primórdios dos tempos, o homem procura se comunicar deixando dados e informações a respeito de si mesmo, seja na forma de desenhos, escrita, utilizando algumas vezes os recursos naturais como o fogo e o som para deixar algum vestígio de mensagem.

Com o advento dos sistemas, os processos manuais foram sendo eliminados ao longo do tempo, onde ganhou-se maior agilidade e confiança na utilização desta era de Informática e Tecnologia, que cada vez mais vem abrangendo mercados internacionais, com sistemas integrados que podem resolver simples problemas de um pequena loja de alimentos chegando a interligação de multinacionais, onde cada dado inserido pode ser atualizado e visto em tempo real.

Com todas estas mudanças, a nossa sociedade acostumou-se a obter as informações de forma rápida, possibilitando um maior poder de análise para uma simples reunião ou uma tomada de decisão importante, onde esta se pode reflectir em todos os colaboradores de uma empresa.

Tratando-se da vida quotidiana, provavelmente todos nós já ouvimos alguém falar que precisa ver o jornal de hoje que irá passar uma notícia da sua cidade ou região, ou já ouviu que alguém dizer que precisa enviar um E-mail urgente para alguém. Todas estas tecnologias, sem dúvida influenciaram, influenciam e irão sempre nos influenciar.

Quem de nós hoje não pegou um telemovel, não fez uma ligação seja por necessidade ou não. Mas como houve esta disseminação de tecnologia? Simples a cada novo modelo de equipamento que é lançado no mercado, ele tem praticamente o dobro de capacidade custando muitas vezes metade do preço que pagamos quando formos comprar. Isto é a influência da informação em nossa vida quotidiana, usando um telefone publico, ou utilizando uma rede de computadores sem fio, uma nova tecnologia que está muito presente. Uma coisa temos que ter em mente, as coisas nunca irão parar, a nossa economia, o nosso tempo cada vez mais curto.

Temos que ter ciência que tudo isto é para nos trazer mais comudidade, mas facilidade para fazermos as coisas; não podemos deixar levar pelo entusiasmo e ficar presos dentro deste mundo, pois novidades sempre existirão, não adianta comprarmos um equipamento a cada mês, só porque saiu um novo modelo com algum recurso diferente. Mas sim devemos correr para adquirir recursos que nos trarão mais tranquilidade, segurança e eficácia nos afazeres, desta forma sobrando mais tempo para nós mesmos, para a nossa família, para cuidar de nós mesmos.